O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública (PSP) informa que as suas Equipas de Inativação e Engenhos Explosivos (EIEEXS) realizaram uma intervenção de emergência junto de uma residência particular, na área do Funchal, na sequência de um alerta de material explosivo.

«O proprietário da residência sinalizou a presença de uma antiga granada, de uso militar, no interior da
propriedade, tendo acionado a presença da PSP. Prontamente, as EIEEXS da PSP deslocaram-se à zona residencial e tomaram todas as medidas necessárias para salvaguardar a integridade das pessoas presentes no local e na vizinhança.

O perímetro foi isolado pela PSP, tendo as EIEEXS procedido à análise técnica e posterior recolha do artefacto bélico, segundo os protocolos de segurança estabelecidos, transportando-o para as instalações policiais, com vista a uma perícia ulterior e à sua comunicação formal às entidades competentes.

Agradecemos a compreensão e a cooperação do público durante este incidente. A segurança pública é a
nossa principal prioridade e continuaremos a trabalhar incansavelmente para manter a nossa comunidade segura.

Se encontrar um artefacto bélico, é importante seguir as recomendações seguintes, de modo a garantir a sua segurança e a dos outros:
1. Não toque ou mova o objeto: Artefactos bélicos antigos podem ser instáveis e podem explodir se
forem manuseados incorretamente.
2. Saia do local: Mantenha uma distância segura em relação ao objeto. Não permita que outras pessoas
se aproximem do objeto.
3. Contacte as autoridades: Ligue para a polícia local. Forneça o máximo de informações possível sobre o objeto e a sua localização.
4. Não volte para o local até que seja seguro: As autoridades policiais irão dizer-lhe quando é seguro
voltar. Lembre-se: a sua segurança é a prioridade.
É sempre melhor deixar a manipulação de artefactos bélicos para os profissionais treinados» adianta a PSP em comunicado.

Artigos semelhantes