Gente da nossa terra: fotografia com muita paixão.

Gente da nossa terra: fotografia com muita paixão.

Por
3

Um vício! Carlos Pereira Silva descreve assim a sua paixão pela fotografia. Profissional da banca, este madeirense encontra na arte de fotografar uma fuga ao stress.

carlos1

“A fotografia sempre conciliei com a minha profissão que é bastante stressante… o simples prazer de fotografar atua como uma catarse”, confessa.

Zona Velha
Zona Velha – Funchal

Foi a necessidade de perdurar as suas memórias e a beleza das coisas “que se perde com o tempo”,  o que levou, muito jovem, a se fascinar pela fotografia. Nos anos 80, ganhou o seu primeiro prémio atribuído pelo DN-Madeira.

“Mais tarde ganhei também menções honrosas, mas também não sou muito adepto de concursos fotográficos”, diz Carlos Pereira Silva.

miradourosantaluzia
Santa Luzia – Funchal

Em 2007 surge o blogue ‘Olhares do Chacal’ – http://olharesdochacal.blogspot.pt -. A ideia era partilhar a beleza das coisas fotografadas, mas só quatro anos depois é que o fotógrafo amador conseguiu conciliar a ocupação profissional na banca com o hobbie da fotografia, atualizando quase diariamente a sua criação online.

Apesar de não ter nenhum curso de fotografia e se basear muito na intuição, Carlos Pereira Silva  tem investido neste passatempo –  tempo e dinheiro  – e   tem alguns projetos para esta área, um deles é fazer uma exposição e outro passa por fotografar algumas cidades europeias e os canais de Veneza.

“Um livro também estaria na calha, mas, sei que isso são apenas sonhos meus”, constata.

cabo girão
Cabo Girão – C. Lobos

O fotógrafo amador não consegue eleger, entre as suas criações, a que gosta mais, mas não hesita em escolher a natureza como o seu ‘modelo’ favorito. Carlos Pereira Silva soma inúmeros retratos de paisagens da Madeira, muitas das quais podem ser vistas no seu blogue.

Em Abril próximo, o madeirense inicia mais uma aventura pelos ‘Caminhos de São Tiago’, uma experiência iniciada em 2013, retratada pelas suas fotos,  e que conta concluir no próximo ano, ao alcançar São Tiago Compostela, em Espanha.