Depois de se ter aventurado no oceano Atlântico em Dezembro do ano passado numa odisseia que ligou as Ilhas Selvagens ao Funchal, Francisco Lufinha volta a fazer-se ao mar, a meados do próximo mês, no desafio mais exigente de sempre até agora. Na versão de 2015 o objectivo é ligar o continente à Madeira, partindo da zona de Lisboa e navegando em pleno oceano para tentar alcançar a baía de Machico.
Numa viagem que poderá durar cerca de 40 horas, Francisco propõem-se a quebrar o recorde mundial de 2013 da “maior viagem de Kitesurf sem paragens”. Para navegar os 950 KM (530 milhas náuticas) estão previstas duas noites no mar com condições meteorológicas desafiantes, ventos fortes e ondas grandes e largas, típicas do Atlântico.
Se conseguir completar esta travessia, Francisco Lufinha será a primeira pessoa a ligar o continente ao arquipélago da Madeira em Kitesurf, conquistando assim mais um objetivo arrojado no mar português!
Lufinha esteve na semana passada na Madeira a preparar a chegada à baía de Machico, tendo dedicado três dias para estudar ao máximo pormenor a parte final, e uma das mais importantes, da travessia.
“Estive aí a treinar a aproximação à ilha onde há muita variação do vento e tudo tem de ser bem preparado e estudado, ainda para mais uma numa altura em que o cansaço já vai ser grande “, conta Francisco Lufinha em declarações ao AgoraMadeira.
No primeiro dia, Lufinha foi ao Porto Santo e partiu da zona da Calheta em direção à Ponta de São Lourenço, tendo demorado 1 hora e 30 minutos. Os outros dias foram dedicados a testes entre a Ponta de São Lourenço e a baía de Machico. “Foi um treino muito positivo e muito importante para a travessia”, confessa.
OS 4 PILARES DO EXIGENTE DESAFIO:
METEOROLOGIA
O factor mais traiçoeiro do projecto. Esperam-se ventos fortes de Norte-Nordeste, que podem trazer ondas até 10 metros.
SEGURANÇA
Um dos aspectos mais importantes da odisseia. A equipa de mar segue num barco de apoio durante a prova.
RESISTÊNCIA
Francisco Lufinha desenvolveu uma forte preparação e metodologia para superar as adversidades e a fadiga.
MOTIVAÇÃO
Nada é concretizado sem motivação e para não vacilar, Francisco conta com o apoio da sua equipa e de todos os portugueses!
O AgoraMadeira promete trazer, a partir de agora, todos os pormenores sobre esta histórica travessia!