O folclore vai estar no centro das atenções, nos próximos dias 1 e 2 de Maio, em Escaldes-Engordany, Andorra. Na quinta edição, o ‘Festival de Folclore Ibérico – Principado de Andorra’ volta a promover a cultura lusitana e as raízes folclóricas do nosso país.
Esta é uma iniciativa organizada pelo Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, desde 2007. Trata-se de “um evento consolidado que conta com a participação de grupos de Espanha, de Portugal e Andorra” e que visa, segundo a administração, a representação e a preservação da cultura portuguesa naquele principado.
Com cerca de 60 elementos, o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ tem participado em diversos festivais em Andorra, um pequeno país que acolhe 12 mil portugueses. Esta coletividade nasceu a 1 de Maio de 1996 e tem tido um papel ativo na divulgação das danças e cantares das regiões da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no Distrito de Viana do Castelo, norte de Portugal.
Em 2013, o trajo regional usado pelas raparigas do Grupo serviu de base para o Pintor Angel Calvente recrear no entorno de uma Igreja andorrana. Esta formação conta com 2 trabalhos discográficos editados, em 2001 e 2006 e viu o seu trabalho ser reconhecido com o galardão de ‘instituição de mérito’, um reconhecimento outorgado pelo Município de Viana do Castelo, em 2013, aquando das celebrações do 165º aniversário da elevação de Viana do Castelo a Cidade.