O Festival de Folclore Ibérico – Principado de Andorra está de regresso, amanhã e depois. Na quinta edição, o certame é um tributo à música folclórica lusitana.
Organizado pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal, entidade cultural fundada a 1 de Maio de 1996, a 5ª edição do Festival de Folclore Ibérico – Principado de Andorra conta com a participação do grupo ‘Esbart Dansaire d’Andorra la Vella’, em representação de Espanha, da Agrupación Virgen de las Nieves de Tanos – Torrelavega, da Cantabria, e do Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos, de Espinho.
Com as atuações dos grupos Folclore Casa de Portugal e do Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos está assegurada a promoção do folclore lusitano, em Andorra, neste evento apoiado pelo tecido empresarial português.
Amanhã, terá lugar a sessão solene no Comú d’Escaldes-Engordany (Câmara Municipal), onde os grupos serão recebidos pela Cònsol Major, presidente da câmara local, Trini Marín e à qual assistirá também Manuel Dias, presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Espinho. Na cerimónia serão impostas a fitas comemorativas e será feita a entrega de lembranças alusivas ao Festival.
Para sábado, a partir das 21 horas, está agendado o desfile pelas ruas de Escaldes-Engordany que coincide com o evento de rua “Nit Vivand”, um espaço comercial e de lazer para os turistas que visitam o país.
Após o desfile, a sala do Prat del Roure será o palco principal das celebrações onde, a partir das 22 horas, mais de 150 folcloristas apresentam as danças e cantares tradicionais.