Foi complexo e invulgar o resgate – que durou cerca de 10 horas – aos dois turistas estrangeiros na casa dos 30 anos que ontem se perderam nas serras de São Vicente e tiveram de pernoitar num local praticamente inacessível.
Segundo o AgoraMadeira apurou, os homens iniciaram a caminhada na Levada do Norte, depois acabaram por sair da vereda da Fajã do Rodrigues e perderam-se, tendo ficado numa encosta onde já não era possível voltar para trás.
Tendo em conta a dificuldade em chegar ao local, três elementos da Equipa de Resgate em Montanha dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz e 14 operacionais da Equipa de Resgate em Montanha dos Bombeiros Voluntários Madeirenses montaram uma operação de resgate diferente do habitual.
Ambos foram recuperados por tirolina, ou seja em slide, tendo sido amarradas cordas numa árvore da encosta onde estavam e depois noutra árvore que estava do lado onde se encontravam as equipas de socorro. Em baixo estava um ribeiro, a cerca de 50 metros de altura.
Apesar da complexidade, e do elevado grau de dificuldade, o resgate foi um sucesso.
Os turistas estavam bem, sem ferimentos nem sinais de hipotermia, mesmo tendo passado a noite na serra. Estavam também bem equipados.