Festa dos Compadres já está a ser preparada
Marcelino Teles é o grande protagonista da tradicional Festa dos Compadres, em Santana, desde 1999. É ele que escreve o guião do julgamento e é ele que dá corpo ao popular Compadre Jodé.
“Ao longo do ano faço apontamentos do que vou escrever no guião. Depois de pronto, o texto tem de ser ensaiado para que no dia tudo corra da melhor forma”, explica Marcelino Teles. Os ensaios começaram no último dia 7 de Janeiro e só terminam pouco antes do grande evento que todos os anos junta muitas centenas de pessoas naquele concelho do norte da ilha.
“Estamos a ensaiar três vezes por semana. Houve anos em que começamos a ensaiar dois meses antes, mas desta vez será à volta de um mês. Certo é que tudo estará pronto no dia”, assegura.
A Festa dos Compadres é uma manifestação da cultura popular onde a ironia, o sarcasmo e a crítica social são a tónica dominante. Há um julgamento público de compadres e comadres acusados de vários pecados e que acabam sempre por ser “queimados na via pública.”
Nos dias anteriores à quinta-feira das Comadres, estas reúnem-se em segredo para escolher o compadre a ser julgado de forma a fazerem um boneco de palha e trapos para simbolizar a “vítima”.
Com o objectivo de ridicularizar publicamente o compadre julgado, o boneco é pendurado numa árvore ou afogado. Uma semana mais tarde, no Dia dos Compadres, as comadres são julgadas publicamente num tribunal improvisado. As comadres são julgadas por “crimes” que podem ser simplesmente o facto de serem “bilhardeiras” (bisbilhoteiras) ou usarem mini-saia.
A partir da década de 1970 compadres e comadres passaram a participar num cortejo etnográfico que percorre as artérias principais da cidade de Santana. Após o cortejo, inicia-se o “julgamento dos compadres”, ao qual se segue a queima dos compadres e o encerramento da festa. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Santana.
Aqui fica o programa da edição deste ano:
Dia 5 (5ª feira)
12h00 – Abertura das festividades / lançamento de fogo
19h30 – Quinta feira das Comadres (Receção no átrio da CMS)
Dia 7 (sábado)
21h00 – Baile da Comadre e do Compadre (Tenda junto à CMS |
Organização: Compadres LDA)
– Tiago Freitas
22h00 – “100 Sentidos”
23h00 – “O Buzico”
01h00 – Dj David Cunha
Dia 8 (domingo)
11h00 – Músicas do Arco-da-Velha da Rádio Festival (Tenda
junto à CMS)
14h00 – Cortejo Folião (Pelas ruas da Cidade)
14h30 – Cortejo Etnográfico (Pelas ruas da Cidade)
16h30 – Julgamento/Sentença dos Compadres
– Queima do Compadre e da Comadre
18h00 – Música ambiente
Dia 12 (5ª feira)
12h00 – Lançamento de fogo
19h30 – Quinta feira dos Compadres (Receção no átrio da CMS)