Ferido grave resgatado via aérea num calhau em Santana

Ferido grave resgatado via aérea num calhau em Santana

Por
0

Um homem foi resgatado este domingo do ‘Calhau Grosso’, em Santana, abaixo da Quinta do Furão, pela Força Aérea Portuguesa, através do helicóptero Merlin EH-101. O resgate demorou cerca de cinco horas e envolveu muitos meios.

Tudo começou pelas 11 horas, com o alerta do Serviço Regional de Proteção Civil para os Bombeiros Voluntários de Santana (BVS). Onze elementos partiram para o local e desceram para o calhau por uma vereda em terra bastante sinuosa. Chegaram pelas 11.50 horas.

Na chegada ao homem ferido, que tinha dado uma queda, este encontrava-se consciente mas não se conseguia mexer. De acordo com a corporação, a vítima estava com dificuldades respiratórias e com muitas dores nas costas e nas pernas. Foi de imediato assistido.

O problema colocou-se de seguida. Dada a elevada perigosidade da vereda, os BVS não conseguiram trazer de volta o homem, tendo a autoridade marítima ido para o local com uma embarcação para tentar o resgate via mar.

Dada a forte ondulação, a Marinha Portuguesa também não conseguiu o resgate, mas acabou por só acionar a Força Aérea pelas 15 horas.

O helicóptero terminou o resgate com sucesso cerca de duas horas depois, pelas 17 horas. O homem ferido com alguma gravidade seguiu para o aeroporto e foi levado para o hospital pelos Bombeiros Municipais de Santa Cruz.

Artigos semelhantes