Ferido grave resgatado via aérea num calhau em Santana
Um homem foi resgatado este domingo do ‘Calhau Grosso’, em Santana, abaixo da Quinta do Furão, pela Força Aérea Portuguesa, através do helicóptero Merlin EH-101. O resgate demorou cerca de cinco horas e envolveu muitos meios.
Tudo começou pelas 11 horas, com o alerta do Serviço Regional de Proteção Civil para os Bombeiros Voluntários de Santana (BVS). Onze elementos partiram para o local e desceram para o calhau por uma vereda em terra bastante sinuosa. Chegaram pelas 11.50 horas.
Na chegada ao homem ferido, que tinha dado uma queda, este encontrava-se consciente mas não se conseguia mexer. De acordo com a corporação, a vítima estava com dificuldades respiratórias e com muitas dores nas costas e nas pernas. Foi de imediato assistido.
O problema colocou-se de seguida. Dada a elevada perigosidade da vereda, os BVS não conseguiram trazer de volta o homem, tendo a autoridade marítima ido para o local com uma embarcação para tentar o resgate via mar.
Dada a forte ondulação, a Marinha Portuguesa também não conseguiu o resgate, mas acabou por só acionar a Força Aérea pelas 15 horas.
O helicóptero terminou o resgate com sucesso cerca de duas horas depois, pelas 17 horas. O homem ferido com alguma gravidade seguiu para o aeroporto e foi levado para o hospital pelos Bombeiros Municipais de Santa Cruz.