Ao longo do dia foram muitos os turistas que desrespeitaram o fecho da vereda entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, segundo o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.
“São muitos os turistas que não tem cumprido com o encerramento dos percursos pedestres classificados, principalmente o PR1 Vereda do Areeiros, não obstante este Instituto ter difundido a informação, através das suas redes socias, do seu site, da Comunicação Social através do Serviço Regional de Proteção Civil e da D R Turismo, que difundiu para todos os operadores turísticos, e os próprios percursos se encontrarem balizados com informação e fitas sinalizadoras.
O IFCN durante o dia manteve elementos do IFCN (Policia Florestal, Sapadores Florestais e demais funcionários) a informar os inúmeros turista s e a impedir que entrasse na vereda, mas estes tentam muitas vezes contornar este encerramento e entram noutros locais na vereda encerrada.
É impossível existir em permanência funcionários do IFCN nas entradas e saídas dos percursos quando os recursos são necessários na prevenção e combate aos incêndios florestais .
O IFCN relembra que existem diversos percursos que se encontram encerrados por medida preventiva e por segurança nomeadamente
PR 1 – Vereda do Areeiro
PR 1.3. – Vereda da Encumeada
PR 2 – Vereda do Urzal
PR 12 – Caminho Real da Encumeada
Solicitando a todos que cumpram com as normas que as autoridades emitem”, adianta o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza em comunicado.