Brasil: empresários portugueses receosos

Brasil: empresários portugueses receosos

0

O cenário de incertezas da economia brasileira, com queda no crescimento, desvalorização da moeda e aumento da inflação, está a levantar receios nos investidores portugueses, noticiou, ontem,  a Lusa, citando  presidentes de Câmaras de comércio no país.

Entre os citados, o presidente da Câmara Brasil Ceará, José Maria Zanocchi considerou que o impacto nas transações com o país afeta principalmente nos investimentos de longo prazo e que o cenário de incertezas limita maiores investimentos. “Os empresários estão a esperar para ver como o Brasil vai resolver esse nó”, disse à agência noticiosa.

Os números apontam para uma recessão de 0,66% em 2015 – desvalorização crescente da sua moeda face ao dólar e aumento da inflação. Para conter as dificuldades, o governo lançou programas de ajuste fiscal, com aumento de impostos, mas enfrenta uma forte contestação da oposição e de parte dos partidos do arco do poder para aprovar projetos.

Zanocchi realçou que, devido à desvalorização do real, as exportações portuguesas para o Brasil ficaram menos competitivas, mesmo com a perda do euro. Por outro lado, a situação cambial levanta também oportunidades, principalmente para quem tem sede no Brasil e exporta para outros mercados.

Também para António Coradinho, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio na Baía,  as incertezas dos investidores portugueses estão a afetar o ramo imobiliário e já se nota, no comércio tradicional, uma retração nas vendas de produtos como bacalhau, azeite e vinho.

“O real desvalorizado deixa os produtos importados mais caros, e as pessoas diminuem a compra”, afirmou Coradinho, que realçou que outros setores, como o turismo, acabam incentivados pelo atual panorama.

Artigos semelhantes

0

0