Este domingo há nova tentativa na Fajã do Rancho
Tal como o AgoraMadeira noticiou este sábado à tarde, o plano para desmontar a estrutura rochosa instável da Fajã do Rancho, no Cabo Girão, acabou por não correr como o esperado. Este domingo, as mesmas entidades voltam ao terreno, a partir das 8.30 horas, para nova tentativa, desta feita a abordagem será diferente.
“Agora a entrada será feita pela fenda com duas fissuras. Este sábado, foi feita pressão de 55 toneladas sobre a rocha fixa na horizontal mas esta não mexeu. Agora, a ideia é desfragmentar o bloco central e fazer a abordagem do lado virado para o Cabo Girão”, explicou ao AgoraMadeira uma fonte ligada a esta operação.
“Depois de uma análise mais pormenorizada, foi descoberto que o bloco tem, afinal entre 400 a 500 toneladas. Tem também 20 metros de altura, 30 de comprimento e entre 4 a 6 metros de profundidade”, revelou.
Apesar da confiança no sucesso da operação, a verdade é que esta continua a ter contornos difíceis de concretizar tendo em conta a grandeza da estrutura rochosa em causa.