As celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas não se cingem ao nosso País. Em várias partes do globo, multiplicam-se os eventos alusivos a esta data, com as propostas de índole cultural a se destacarem entre a nossa comunidade de emigrantes.
11 a 14 de junho – Estugarda
A Câmara de Comércio e Indústria (IHK) de Estugarda recebe diversos eventos em português, como seja um seminário económico, um encontro da Associação de Portugueses Pós-Graduados na Alemanha (ASPPA), uma Festa de Rua na Kronprinzplatz e uma Missa celebrada pela Missão Católica Portuguesa de Estugarda.
Na próxima sexta-feira terá lugar, pelas 18 horas, na Rathaus de Estugarda. uma cerimónia oficial organizada em colaboração com as autoridades alemãs daquele Estado Federado.
A Língua Portuguesa vai estar em destaque na Academia Croata de Artes e Ciência – Museu Gliptoteka, Zagreb.
O programa comemorativo do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas inclui a apresentação das exposições “Potencial Económico da Língua Portuguesa” e “História do Cinema Português” e o convívio entre os elementos da comunidade lusa.
As comemorações do Dia de Portugal vão animar Newark ao longo desta semana. Para sexta-feira, 12, às 20:00 está agendada a actuação do Rancho Camponeses do Minho, no Sport Club Português. No mesmo recinto, decorre, no dia 14, a performance do Grupo de Bombos “Os Tugas” .
10 de junho – Cairo
Os alunos de Português da Universidade de Ain Shams procedem ao lançamento da revista revista PortuCairo, estando também prevista a realização de um concerto de música portuguesa por Aicha Makeba.
Duas iniciativas de índole cultural que visam preservar, promover e fomentar a prática da língua portuguesa no Egipto.
A Residência do Consulado de Portugal é palco para uma exposição de pintura e escultura sobre a influência portuguesa na cultura goesa, desde a arquitetura, música, religião, à culinária.
Em exposição, vão estar 35 trabalhos de 10 artistas plásticos goeses.
O Centro Hípico da Beira acolhe um concerto de fado aberto ao público. Enquanto que para o Centro de Língua Portuguesa de Quelimane estão agendadas sessões de poesia, representações teatrais, momentos de crítica literária, concursos de leitura e de eloquência.
10 de junho – Roménia
A Universidade Ovidius|Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. exibe, pelas 12:00, o filme “Camões” de Leitão de Barros, seguindo-se uma palestra sobre «Camões – Elementos autobiográficos em Os Lusíadas».
Para além destas iniciativas está agendada uma mostra intitulada ‘Camões na pintura portuguesa’ e a atribuição do Prémio Camões de tradução e ensaio.