O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira, informa que, no dia 16 de fevereiro de 2024, a Divisão Policial de Machico – Esquadra Policial de Machico, no cumprimento de mandados de detenção emitidos pela Autoridade Judiciária competente, procedeu à detenção de um cidadão português com 32 anos, natural e residente no Porto Santo, o qual está indiciado pelo crime tráfico de estupefacientes, após ter violado reiteradamente a medida de coação a que foi sujeito.
«Após ter sido detido por duas vezes durante o mês de janeiro na ilha do Porto Santo através da Subunidade Operacional da PSP ali sediada, pelo crime de tráfico de estupefacientes, foi imposta ao arguido a obrigação de se apresentar diariamente na Esquadra da área da residência, bem como foi o mesmo sujeito a Termo de Identidade e Residência.
O arguido violou as medidas de coação que lhe foram impostas de forma reiterada, pelo que foram emitidos mandados de detenção pela Meritíssima Juíza de Instrução Criminal, para apresentação a novo interrogatório de arguido detido para efeitos de aplicação de medidas de coação mais gravosas, tendo o cidadão sido localizado na freguesia do Caniçal, em Machico, onde foi consumada a sua detenção.
Após a apresentação em interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, no caso concreto, a medida de prisão preventiva.
Ao longo do processo foram apreendidas quantidades consideráveis de bloom, de gorby, de haxixe e cocaína, bem como algum numerário.
O Comando Regional da Madeira reforça a luta no combate ao tráfico de estupefacientes, em especial às drogas sintéticas, que estão na base de outros crimes e que poderão ser uma das causas da deterioração da saúde mental de alguns consumidores», informou a PSP em comunicado.