De Portugal para o Mundo
Em Agosto de 2014, o português Alex Sousa decidiu fazer o ‘upload’ para o Youtube de um trabalho realizado durante um curso de apresentação televisiva, orientado pela apresentadora Teresa Guilherme. Ao se deparar com vários canais vocacionados para a aprendizagem de línguas, o jovem decidiu criar o seu próprio programa para ensino do alemão. Cinco meses depois, totaliza 60 mil visualizações e 1400 seguidores.
“Na altura, pensei em criar vídeos que pudessem ser úteis para os emigrantes portugueses e brasileiros. Imaginei que duas ou três pessoas os vissem. O que se seguiu ficou muito além das minhas expectativas”, contou, ao AgoraMadeira, o jovem licenciado em Gestão e Turismo que se diz ainda incrédulo com o sucesso das suas produções.
“Pode não parecer muito – 1400 seguidores -, mas é, para mim, que nunca imaginei que alguém fosse ver os vídeos publicados”, declara.
A frequentar o último ano do mestrado em ‘Comunicação & Marketing’, Alex Sousa dedica 5 a 6 horas semanais ao ensino do alemão na Internet, postando, por regra, dois vídeos por semana.
“Eu tento sempre ensinar por uma sequência fácil e lógica. Ocupa algum tempo mas vale a pena. Estou no último ano do mestrado e não tenho muito tempo, mas felizmente vou conseguindo conciliar”, refere o português que viveu 10 anos na Alemanha.
Até à data, Alex Sousa soma 53 aulas publicadas, não tem contrapartidas financeiras, para além das parcas receitas atribuídas pelo Youtube às visualizações dos seus vídeos, e diz que as mensagens diárias de agradecimento são a motivação para dar continuidade ao seu trabalho.
“O melhor pagamento são as mensagens que recebo diariamente, às vezes até de emigrantes que não têm condições para frequentar aulas de alemão”, diz.
O projeto que arrancou como uma experiência começa agora a se consolidar. “De um momento para o outro tudo mudou. Hoje o meu primeiro vídeo de alemão já tem quase 7 mil visualizações. Foi uma surpresa! Nunca imaginei que iria chegar a este ponto”, declara satisfeito o jovem natural de Lamego.