David Fernandes distinguido como o melhor de 2014
Ainda não esteve nos Jogos Olímpicos, mas David Fernandes conseguiu em 2014 o que até agora ninguém tinha conseguido na canoagem em Portugal: conquistar uma medalha num Campeonato do Mundo de Canoagem de Velocidade numa distância olímpica.
O título de vice-campeão mundial – repartido com os colegas de equipa Fernando Pimenta, Emanuel Silva e João Ribeiro, em K4 1000 metros, conquistado no ano passado – significou o regresso ao pódio da modalidade em Mundiais, cinco anos depois da medalha de bronze em K4 500 metros conseguida pela também madeirense Helena Rodrigues, na companhia de Beatriz Gomes, Teresa Portela e Joana Sousa.
A outra vez que Portugal tinha conseguido uma medalha em Mundiais tinha sido em 1989 pela mão de José Garcia em K1 10.000 metros, com um terceiro lugar. A diferença é que nenhuma destas duas distância era olímpica, ao contrário do K4 1000 metros do quarteto do canoista do Clube Naval do Funchal.
Ora, em 2014, David Fernandes foi um dos grandes responsáveis pelo melhor ano de sempre da canoagem portuguesa e por isso o canoista madeirense será distinguido este domingo, na Gala dos Campeões da modalidade, como o melhor canoista do ano passado, a par dos colegas de equipa Fernando Pimenta, Emanuel Silva e João Ribeiro. A cerimónia realiza-se a partir das 15 horas no Centro de Arte e Espetáculos da Figueira da Foz.
Recorde-se que a canoagem nacional obteve um total de 18 medalhas em Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo em 2014, entre elas a primeira medalha em Mundial absoluto de velocidade em distância Olímpica, feito sem paralelo ao nível do desporto nacional.