No âmbito da atividade operacional regular desenvolvida pelo Comando Regional da PSP Madeira, a Divisão Policial do Funchal realizou no passado mês de março, um conjunto de ações de fiscalização na cidade do Funchal, especialmente vocacionadas para a posse e utilização de armas brancas e/ou proibidas.
«Estas ações, as quais contaram com o envolvimento de várias valências policiais, foram desenvolvidas em áreas de diversão noturna, zonas urbanas sensíveis e em locais conotados com o consumo e tráfico de substâncias estupefacientes existentes na cidade do Funchal.
Desta forma foi possível proceder à detenção de 5 cidadãos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, naturais e residentes no concelho do Funchal, pela posse de armas proibidas e/ou posse de armas brancas (sem aplicação definida), as quais poderiam potencialmente ser usadas para efeitos de agressão.
De entre as 5 armas apreendidas, destacamos a posse ilegal de um bastão extensível (objeto contundente em metal) bem como armas brancas de fabrico artesanal.
Todos os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial do Funchal para aplicação de medidas de coação, aguardando o prosseguimento das investigações em liberdade.
O Comando Regional da PSP da Madeira recomenda a todos os cidadãos ou vítimas que, sempre que tenham conhecimento de situações suspeitas ou relacionadas com a prática destes ilícitos, contactem, no mais curto espaço de tempo e por qualquer via, qualquer Esquadra da PSP a fim de acionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade», informou a PSP em comunicado.