Contagem decrescente para o arranque do Madeira Island Ultra Trail (MIUT)! O centro logístico da prova, em Machico, já está montado, numa área de tendas que este ano atinge os 1000 metros quadrados. O AgoraMadeira mostra-lhe tudo.
Este ano, a área de tendas situadas no “coração” do MIUT, em Machico, duplica, tendo passado dos 400 metros quadrados da edição do ano passado para 1000 metros quadrados agora.
“Uma aposta que se deve ao aumento do número de participantes e ao facto de as instalações do Fórum Machico não serem suficientes”, explica ao AgoraMadeira Miguel Fagundes, responsável pelo secretariado da prova. “Agora temos a parte do check in e do back office no mesmo espaço, estando mais próximas das chegadas e do acontecimento”, complementa.
Na tenda principal já está montado o refeitório onde vão ser servidas todas as refeições, quer aos participantes, quer aos voluntários. Será também aqui que se irá realizar a cerimónia de entrega de prémios, assim como a Pasta Party prevista para esta quinta-feira ao final do dia.
É também na tenda principal que está montado o secretariado da prova, com zona para o check-in, área restrita ao gabinete de imprensa, zona técnica e cronometragem. Há ainda um gabinete para a direção da prova. “Na parte da segurança, aqui na tenda principal, os voluntários vão, por exemplo, ligar para os postos de controlo para ver se passaram todos ou se há desistências”, explica.
Para além da tenda-mãe, há ainda uma tenda de chegada, com uma zona para entrevistas rápidas, e onde estarão bem visíveis os tempos de cada participante. “É aqui que será feita a vistoria do material. Os cinco primeiros têm obrigatoriamente de mostrá-lo sob pena de serem desclassificados, e os outros atletas, aleatoriamente, serão convidados a mostrar o material”, sublinha Miguel Fagundes.
No capítulo das tendas, nota para o facto de haver uma tenda de apoio à cozinha e outras duas tendas para massagens.
No exterior há ainda quatro barracas: duas com artigos desportivos relacionados com Trail Running, outra de merchandising de artigos do MIUT e, por fim, uma barraca de cariz social da responsabilidade do projeto Energy 4 Life onde as várias iguarias disponíveis (sandes de polvo de escabeche, broas de mel e de limão, bolo de mel e de chocolate, barras energéticas, sementes e produtos orgânicos) prometem fazer a delícia dos participantes. As verbas revertem para apoiar jovens com menos oportunidades de cinco instituições.
Esta quarta-feira arrancou o check-in para o MIUT e foram já largas as dezenas de participantes que estiveram em Machico. Movimento que aumentou ainda mais nesta quinta-feira de manhã