O Comando Regional da PSP Madeira comunica a detenção em flagrante delito de um cidadão do sexo masculino, natural e residente no Concelho do Funchal, com a idade de 38 anos, pelo crime de posse ilegal e utilização de arma de fogo não autorizada.

“A detenção ocorreu ontem, na sequência de um pedido de auxílio da parte do próprio detido, na zona de São Roque, Funchal, quando o mesmo se encontrava no interior da sua residência a tentar controlar um canídeo de raça perigosa ou potencialmente perigosa, de sua propriedade, o qual insistia em atacar um dos seus familiares”, refere a PSP.

Recorde-se que o homem que sofreu a dentada ficou com ferimentos muito graves nas pernas.

“Após chegada de uma patrulha da Divisão Policial do Funchal ao local da ocorrência foi possível verificar que o canídeo havia sido abatido pelo agora detido, com recurso a disparos de uma arma de fogo, calibre 6,35 mm, tendo-lhe esta sido apreendida por posse ilegal e utilização não autorizada.

O proprietário do canídeo não estava habilitado com o curso de formação de detentores de cães perigosos ou potencialmente perigosos, estando ainda a ser averiguado as condições de licenciamento do referido animal.

No mesmo momento foram acionados os meios de socorro para prestar assistência ao familiar ferido, um cidadão de 67 anos, o qual foi transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Por ordem judicial o cidadão detido foi notificado para comparecer junto do Tribunal Judicial da Comarca do Funchal no dia de hoje.

A PSP alerta para a necessidade de cumprimento de todas as obrigações legais de licenciamento, identificação (chip) e vacinação que os proprietários de canídeos devem observar, e em particular das obrigações adicionais para os proprietários de cães de raças potencialmente perigosas, designadamente curso de formação de detentores, seguro de responsabilidade civil e normas mais restritivas de circulação na via pública, como o uso obrigatório de trela e açaime funcional”, adianta a PSP em comunicado.