Boss, tô buédabisy!
Gonçalo Santos / Profissional de comunicação
Aqui não se fala da Grécia. Está toda a gente demasiado ocupada a sobreviver, deve ser isso. Se calhar, quem acorda às quatro da manhã para apanhar um “chapa” e chegar ao trabalho às oito não tem tempo pra pensar na Grécia. Não conhece Varofakis, de Tsipras nunca ouviu falar, nem sequer Platão e Aristóteles querem dizer o que quer que seja.
Um dia apostei que toda a gente no mundo sabia quem era o Júlio César. O tipo conquistou meia Europa. Foi importante, assim uma espécie de super herói invencível que só os brutos apanharam em cilada, com a kriptonite da época.
Tinha bebido umas cervejas a mais, em Maputo, e achei de provar a minha teoria perguntando aos empregados do bar. O primeiro garantiu-me que sim, que era brasileiro e que jogava no Benfica. O segundo nunca tinha ouvido semelhante nome. Talvez conhecesse um Júlio. E um César. Mas os dois não eram a mesma pessoa.
Roma e Pavia não se fizeram num dia. Sobretudo, para quem não sabe onde é Roma, porque Pavia continua a não constar da maioria dos mapas. Aqui, Roma, Atenas, Berlim, Bruxelas e até mesmo Lisboa são pontos distantes de um mapa que é físico, mas que não é mental.
Nelspruit (acho que se escreve assim), alguém sabe o que é? Pois bem, é uma cidade de fronteira onde as “mamanas” vão abastecer-se para vender de tudo em Maputo.
Nelspruit. Komatipoort. A Suazi (lândia). Mandela e Samora. Nyerere. Nyusi, Gebuza. O Bob Marley em todas as barracas e o black power. Buffalo Soldier. Where the fuck is Kansas?
“Há dias foi dia” de referendo na Grécia. E daí? Amanhã vou “jobar” o dia todo. Apanho dois “chapas”. Vão estar 20 graus. Muito frio. O Verão parece que não chega e eu tenho de chegar até lá. Globalização? Vem da China, ou do Japão? Europa. É o sítio dos brancos. Varofakis? Conhece a Liza James, brada? Ele toca marrabenta? Boss, tô buédabisy. A tentar sobreviver.
Globalização? Vem da China, ou do Japão?
A Europa é o centro do mundo? Boss, tô buédabisy!