São estes os 17 novos bombeiros da corporação.
São estes os 17 novos bombeiros da corporação.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos estão agora mais “ricos”. O dia 21 de Fevereiro de 2016 marcou a entrada de 17 novos elementos na corporação, sete dos quais ficaram afetos ao destacamento do Curral das Freiras.

“São novos bombeiros que vêm compensar algumas carências em alguns quadros de piquete que tínhamos. É importante para a corporação ter agora um quadro ativo de 75 bombeiros depois de nos últimos tempos termos perdido alguns jovens voluntários”, realça ao AgoraMadeira o comandante dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, Fernando Gomes, lembrando que não eram realizadas novas escolas para bombeiros na corporação há cinco anos.

Entre os 17 novos bombeiros, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, estão três mulheres. Fernando Gomes exalta os novos elementos mas destaca também os bombeiros que foram condecorados com medalhas da Liga dos Bombeiros Portugueses pelos anos de assiduidade e de bons efetivos serviços prestados à causa dos bombeiros. E foram 45 os bombeiros que receberam medalhas referentes a 20, 15, 10 e 5 anos de “casa”.

“Servimos o segundo concelho da Madeira com mais ocorrências”, destaca o comandante Fernando Gomes, lembrando, por exemplo, que o maior concelho da Madeira, o Funchal, tem duas corporações e ainda a Cruz Vermelha.

O responsável revela que em 2015 “a corporação esteve em 4.755 ocorrências, 3851 das quais referentes aos serviços pré-hospitalares.” Números altos que, segundo Fernando Gomes, podem ser explicáveis “pela grande densidade populacional do concelho e pelo facto de termos uma população muito envelhecida.”

O desemprego e as grandes carências sociais do concelho são também um argumento para o grande número de serviços efetuados. “Chamar uma ambulância é a única solução para muitos”, constata.

Fernando Gomes, o Comandante mais jovem das corporações madeirenses

Fernando Gomes entrou como voluntário na corporação há 18 anos e em Outubro de 2014 passou a ser Comandante dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos. É, neste momento, o comandante mais jovem em funções de uma corporação madeirense. Tem 34 anos.

Segundo dados disponibilizados pela corporação ao AgoraMadeira, a corporação transportou no ano passado 4158 doentes, apagou 178 incêndios e foi chamada a 139 acidentes.

Artigos semelhantes