Bombeiros Sapadores de Santa Cruz serão reforçados com mais 15 elementos
Os Bombeiros Sapadores de Santa Cruz serão reforçados com mais 15 elementos. A garantia foi deixada esta segunda feira pelo presidente da autarquia Filipe Sousa numa reunião com a Direção Nacional e o Secretariado Regional da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, assim como com o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais.
«O presidente da Câmara de Santa Cruz anunciou o reforço do seu corpo de bombeiros com mais 15 elementos, sendo que este esforço já está orçamentado, aguardando apenas aprovação», refere a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, em comunicado. Um reforço de operacionais nesta corporação que já não acontece há largos anos.
«Filipe Sousa garantiu a passagem deste corpo profissional a Companhia de Bombeiros Sapadores, com a devida equiparação e vencimentos conformes, faltando apenas que a medida seja aprovada em reunião de Câmara. Deverá ser feita ainda a aprovação do regulamento interno do corpo de bombeiros, o reforço e reorganização da medicina do trabalho para que os bombeiros usufruam de melhores condições. As mudanças não deverão ser apenas orgânicas, mas também estruturais.
O Fardamento deverá seguir o exemplo dos restantes Sapadores do país, esperando também a aprovação em reunião de Câmara, participando, assim, da uniformização das fardas, sempre defendida por ANBP/SNBP.
O autarca manifestou ainda a preocupação de reativar a estação da Camacha, para reforçar a segurança daquela parte do concelho.
Já no quartel-sede estão previstos melhoramentos, como a colocação de portas para garantir maior segurança das instalações e do pessoal e a aquisição de um grupo de geradores, que garantam a operacionalidade do quartel aquando dos cortes de corrente.
O presidente Filipe de Sousa deixou ainda a intenção de reativar as reuniões com os bombeiros, de forma a ouvir os bombeiros e enquadrar-se nos seus problemas.
ANBP/SNBP salientam e destacam a intenção da autarquia em organizar o seu corpo de bombeiros, beneficiando não só os seus efetivos como a população que serve, garantindo mais e melhor segurança. Uma organização que passa também pelo comando, para potenciar a operacionalidade dos Bombeiros (brevemente, Companhia) Municipais de Santa Cruz.
Esta foi uma das reuniões do ciclo hoje iniciado por ANBP/SNBP de quatro dias de reuniões de trabalho na Região Autónoma da Madeira com responsáveis políticos, autarquias e entidades ligadas aos bombeiros e proteção civil», refere a ANBP em comunicado.