Berlim: Alunos de C. Lobos recebidos por embaixador
Durante um ano, os pais e uma professora da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, de Câmara de Lobos, uniram-se para angariar dinheiro para levar os alunos a Berlim. O ‘sonho’ concretizou-se no final de Março.
“O projeto foi apresentado no início do ano letivo anterior, em Setembro de 2013. Desde essa altura, eu os pais e alunos desenvolvemos várias atividades de angariação de fundos”, conta Delta Pereira.
A docente acredita que “as visitas de estudo proporcionam, para além da parte pedagógica e de aprendizagens muito mais significativas, um fortalecer dos laços entre o professor e alunos”, constituindo também uma oportunidade para os estudantes conhecerem outras realidades. No caso, a maioria destes jovens câmara-lobenses nunca havia sido da ilha.
“Há dois anos, quando estava a lecionar o Império Romano, os meus alunos provocaram-me, perguntando porque não íamos a Roma em visita de estudo. A ideia ficou a amadurecer. A escolha da cidade de Berlim teve a ver com os conteúdos lecionado no 8.º ano e 9.º ano”, explica Delta Pereira.
Para os alunos do 9º ano, a viagem foi vivenciada com “muito entusiasmo”, apesar da apreensão normal para quem viaja, pela primeira vez, de avião. Delta Pereira enaltece também o apoio dos colegas e do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, de Câmara de Lobos, antiga Escola do Carmo. “Todos foram excepcionais e incansáveis”, conclui.
Recebidos pelo embaixador de Portugal na Alemanha
O grupo de 24 alunos visitou Berlim entre os dias 25 a 28 de março.”Cimentar as aprendizagens desenvolvidas sobre a temática da Segunda Guerra Mundial” foi o grande objetivo desta visita de estudo que incluiu uma deslocação à Coluna da Vitória, ao Reichstag (Parlamento alemão), ao East Side Gallery, parte do Muro de Berlim transformada numa galeria de arte ao ar livre e à Topografia do Terror, museu que documenta e mostra os crimes praticados pelos nazis.
“A visita mais emocionante foi, sem dúvida, a visita ao Memorial e Museu de Sachsenhausen, o antigo campo de concentração de Oranienburg, onde a cada passo dado, o grupo era lembrado dos perigos do preconceito, do racismo e da intolerância”, refere Delta Pereira.
Ao longo das visitas, coordenadas pelos mentores do projeto – Delta Pereira e Jorge da Carvalhinha, pela parte da escola alemã -, o grupo madeirense foi sempre acompanhado por uma comitiva de alunos da Escola Kurt-Schwitters, pelo que a viagem acabou por potenciar um intercâmbio – através da coordenação do ensino de português em Berlim, a cargo da Embaixada Portuguesa -, estando já agendada, para Julho próximo, uma deslocação dos alunos desta escola à Região.
Os estudantes câmara-lobenses foram presenteados com um jantar na escola alemã e recebidos pelo embaixador de Portugal na Alemanha, Luís de Almeida Sampaio.