O aviso vermelho para as próximas 24 horas na costa sul da Madeira vai obrigar a um reforço de meios da parte da Proteção Civil Regional. Já o Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza (IFCN) acaba também de anunciar novas medidas, divulgadas há pouco pela Antena 1 Madeira.
«Vamos encerrar todas zonas de lazer como medida de preventiva e fica proibida qualquer utilização de fogo em espaço florestal. Todas as torres de incêndio vão estar ativas e vamos reforçar os nossos meios de prevenção e vigilância: Polícia Florestal, Vigilantes da Natureza e Sapadores Florestais», adiantou o presidente do IFCN Manuel Filipe à rádio pública.
Da parte do Serviço Regional de Proteção Civil, o presidente António Nunes também deu conta de alterações à Antena 1 para as próximas 24 horas.
«Serão distribuídos mais meios pontualmente entre a Calheta e Machico. Num momento podem ir para um sítio e noutro momento podem ir para outro, inclusive com reforço por parte da GNR de quem nos vamos socorrer também. O aviso vermelho do IPMA – que leva a que tivéssemos elevado o nosso nível de alerta especial para laranja – não é uniforme ao longo de toda a costa sul. Vai acontecer pontualmente num concelho ou noutro», esclarece o Coronel que lidera o Serviço Regional de Proteção Civil.