Skip to main content

13 condutores detidos, quatro deles por desobediência

11:43 - 25 março, 2025

ATUALIDADE

13 condutores detidos, quatro deles por desobediência

A Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, promovida pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na RAM decorreu entre os dias 18 e 24 de março e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, por ser uma das principais causas dos acidentes nas estradas.

"Esta Campanha contou, uma vez mais, com a participação do Instituto de Mobilidade e Transportes – IP RAM na realização de ações de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a Campanha foi divulgada nos meios digitais e em ações de sensibilização do IMT – IP RAM, realizadas, em simultâneo, com as operações de fiscalização da PSP.

Na campanha “Viajar sem pressa” foram sensibilizados cerca de 150 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
  • Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
  • Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos.
  • Viaje sem pressa, chegue com vida.

Durante as operações da PSP na RAM no âmbito desta Campanha foram controladas 10.947 viaturas quanto à velocidade.

Em termos de fiscalização presencial, o Comando Regional procedeu à fiscalização de 1503 veículos.

Do total de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 263 infrações ao Código de Estrada e 13 detidos (9 por condução sob o efeito do álcool e 4 por desobediência).

Destas infrações, 99 delas correspondem a excessos de velocidade, nomeadamente 70 leves, 26 graves e 3 muito graves.

Durante este período de Campanha registaram-se um total de 47 acidentes, dos quais resultaram 2 feridos graves e 17 feridos leves, tendo como causas 32 colisões e 15 despistes.

Esta foi a terceira das 11 campanhas planeadas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano, serão realizadas mais oito campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização têm temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos. O PNF de 2025 consagra como prioritários os temas Velocidade, Álcool, Acessórios de segurança, Telemóvel e veículos de duas rodas a motor.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada", adianta a PSP em comunicado.