O Comando Territorial da Madeira, através da Secção de Informações e Investigação Criminal, ontem, dia 25 de outubro, apreendeu material relacionado com a exploração ilícita de jogos, no concelho do Funchal.
“No âmbito de uma operação ao combate do jogo de Ilícito, os militares da Guarda detetaram na via pública os dois homens, de 54 e 65 anos, que praticavam a exploração do jogo ilícito, vulgarmente denominado de “jogo do bicho”, tendo sido apreendidos diversos talões com apostas referentes àquele jogo e cerca de 700 euros em numerário.
Da ação resultou a apreensão do material associado à prática do ilícito e foram identificados os dois suspeitos por exploração do jogo ilícito e elaborado o respetivo auto de contraordenação, o qual será remetido à Santa da Misericórdia de Lisboa assim como a quantia em numerário que será depositada na conta bancária do Departamento de Jogos da Santa da Misericórdia de Lisboa (S.C.M.L.), ficando à ordem do processo.
A Guarda Nacional Republicana recorda que a prática deste jogo consubstancia uma contraordenação punida com coima de 500 euros a 3 740 euros no caso de pessoa singular, e de 2 000 euros a 44 890 euros no caso de pessoa coletiva.
A GNR relembra que a dependência no jogo é reconhecida como uma patologia, sendo necessário estar alerta aos sinais que revelem a adição do jogador, pois é comum que aqueles que sofrem desta perturbação ponham em risco o seu trabalho e contraiam dívidas, acabando por inviabilizar a sua interação com a sociedade e adotem um comportamento autodestrutivo.
É por este motivo, fundamental, uma fiscalização contínua e presente neste âmbito, de forma a sinalizar as pessoas com esta dependência, e reprimir quem utiliza e explora, de forma descontrolada e dissimulada, este tipo de equipamentos ou promove jogos de fortuna ou azar”, informou a GNR em comunicado.