Alerta! 40% da água no Mundo pode desaparecer até 2030
Mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável. No reverso da medalha, 20% dos aquíferos do Mundo são explorados para além do limite, o que coloca em risco o abastecimento no futuro.
O alerta é da ONU: Até 2030, 40% dos recursos hídricos do mundo inteiro podem desaparecer. É fundamental uma melhor gestão da água e o uso sustentável para garantir as reservas no futuro.
Um relatório divulgado na madrugada desta sexta-feira, elaborado por 31 organismos das Nações Unidas e coordenado pela agência para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), adianta que, nos últimos anos, se registaram avanços no acesso à água e saneamento. Contudo, as tensões em torno deste recurso persistem e serão mais evidentes com o aumento demográfico.
Um dos fatores de poupança de água apontado é o fomento das energias renováveis em detrimento das centrais elétricas, grandes consumidoras de água e que atualmente produzem mais de 80 por cento da eletricidade em todo o mundo.
Para este tipo de decisões, consideram os autores do estudo, é preciso que “os poderes públicos possam influenciar as decisões estratégicas que têm repercussões determinantes na perdurabilidade dos recursos hídricos”.