“A senhora não sabia onde estava…”
Jordão era o graduado de serviço dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz em escala para fazer mais uma noite no quartel. Na véspera do domingo de Páscoa, tudo estava calmo até a corporação ter sido chamada por volta da meia-noite a São Pedro, em Santa Cruz, a poucos metros do quartel. Em causa uma turista inglesa com 65 anos que tinha sido resgatada por pescadores a cerca de 200 metros da costa depois de quatro horas passadas no mar.
“Quando lá chegamos, a mulher já estava em terra trazida pelos pescadores. Comunicamos de imediato à Capitania o que tinha acontecido. A senhora estava nervosa, desorientada, não sabia onde estava”, recorda Jordão, em conversa com o AgoraMadeira, lembrando um pormenor: “Ela mostrou-nos as chaves do quarto do barco com o nome “Marco Polo” bem visível. Estava sempre agarrada à carteira”, complementa.
Apesar da instabilidade emocional bem evidente, Jordão acha que a senhora até estava bem fisicamente tendo em conta todo aquele tempo passado sozinha no mar de noite e durante tantas horas.
“No geral, e apesar de estar em hipotermia, estava bem em termos físicos. Sem qualquer mazela”, recorda Jordão, congratulando-se por tudo ter acabado em bem. A senhora foi transportada ao hospital pela corporação.