Um madeirense com 41 anos, residente no Funchal e, ao que tudo indica, praticante de trail, decidiu ontem fazer sozinho um percurso no Paul da Serra.
A certa altura, entre a Vereda da Fonte Rentroia e o Pico Ruivo do Paul, o homem deparou-se com uma vereda de acesso fechada, totalmente inacessível. Em vez de voltar atrás, o aventureiro decidiu contornar o percurso e desbravar mato para tentar chegar ao seu destino. E ´furou´ cerca de um quilómetro de vegetação densa até que – e sem surpresas – acabou por se perder.
Perto das 20.30 horas deste sábado é dado o alerta para o 112 pelo próprio e são também deixadas as coordenadas GPS da sua localização via telemóvel, o que levaria, horas depois, ao sucesso do resgate.
Três elementos dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz e dois elementos da Polícia Florestal iniciavam a caminhada pelas 21 horas, mantendo-se sempre em contacto com o homem que não escondia algum nervosismo pela situação. Foi-lhe dito para se manter imóvel até porque qualquer passo em falso poderia ser fatal numa zona com alguns abismos. E assim foi.
Às 2 horas da manhã, e depois de muito andarem, as equipas de socorro chegaram até ao homem após muito mato desbravado. Apesar de ansioso, tinha apenas alguns arranhões e não precisou de ser transportado para o hospital. Um serviço que terminou já perto das cinco madrugada.
Certo, e segundo o AgoraMadeira apurou, é que este aventureiro não se vai livrar de pagar o resgate que deverá ainda custar algumas centenas de euros, depois de quase nove horas de trabalho nas serras do Paul.