Paulo Rodrigues vai participar este ano pela primeira vez na prova principal do Madeira Island Ultra Trail depois de em anos anteriores ter conseguido terminar a prova de 85. Kamil Lesniak, apesar de jovem, aposta na vitória no MIUT motivado pelos recentes resultados, quer na Tailândia, quer na Polónia em provas de Ultra Trail.
Entre as centenas de participantes no Madeira Island Ultra Trail os objetivos e as ambições divergem. E muito. Na prova principal, a de 115 km, isso também acontece com as metas pessoais a serem as mais variadas possíveis consoante uma série de fatores.
O AgoraMadeira mostra-lhe dois exemplos. De um lado, Paulo Rodrigues que apenas pretende terminar a prova preferencialmente no prazo de 24 horas, do outro, o polaco Kamil Lesniak que apesar de ser um dos trailers mais jovens em acção – apenas 21 anos -, olha para a estreia na Madeira com grande ambição, apostando mesmo na vitória.
Kamil chegou com antecedência à Região. Viajou há uma semana para a ilha de forma a treinar e conhecer um pouco melhor o percurso. É a primeira vez que o jovem, mas promissor, trailer da Polónia participa no MIUT.
“O Pedro Medeiros da organização convidou-me a cá vir. Fui pesquisar na internet, vi fotos fantásticas e decidi desde logo que tinha de cá estar, quer pela beleza da ilha, quer pela dificuldade do percurso. Queria muito tentar um percurso tão técnico quanto este”, salienta, entusiasmado, embora ciente das dificuldades que terá pela frente.
“A corrida é muito longa, difícil, mas vou tentar ganhar. Tentar não custa”, sorri, Kamil que há um ano foi segundo classificado na prova principal do Ultra Trail da Tailândia” e conseguiu ainda um quarto lugar na maior prova de Ultra Trail da Polónia. Polaco que pratica Trail há oito anos e Ultra Trail há quatro.
“O facto de ser novo é bom porque ninguém espera que vença. Espero ser a revelação do MIUT. Sinto-me bem fisicamente e preparado para a prova. Sou um atleta muito forte psicologicamente”, destaca, revelando um dos segredos para o sucesso.” Às vezes, quando tenho crises durante a prova, páro um pouco para chorar e até chego a gritar!”
Sobre a preparação física para o MIUT… “ultimamente tenho feito muita corrida rápida. Tenho um treinador que me idealizou um plano que tenho vindo a seguir rigorosamente nos últimos cinco meses”, conclui.
PAULO RODRIGUES APOSTA EM TERMINAR NUM DIA!
Curiosamente, a preparação de Paulo Rodrigues também tem sido muito forte. “A preparação agora foi muito mais exigente em relação a anos anteriores e orientada por uma pessoa ligada à área de educação física. Estou a preparar o MIUT desde meados de Outubro. É uma preparação na área funcional, no reforço muscular e toda a parte aeróbica para optimizar a corrida e a passada”, conta ao AgoraMadeira o trailer.
O percurso é muito exigente, por isso a chegada a Machico “será, sem dúvida, muito saborosa” depois de uma prova onde “há muitos desníveis, com zonas fabulosas”. Paulo apelida mesmo de “espetacular” todo o percurso da prova principal do MIUT.
A terminar, uma certeza em relação à meta para a sétima edição. “O primeiro objetivo é terminar, depois se conseguisse fazer menos de 24 horas seria óptimo”, conclui, confiante.