47 mil alunos de todo o Portugal aceitaram o repto da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) para promover hábitos saudáveis. O resultado são 378 ‘Hinos da Fruta’, em votação até ao próximo dia 10 de março.

Num País em que 73,5 das crianças não consume fruta na quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lembrou-se de lançar a iniciativa ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’,  com o objetivo de aumentar o consumo diário de fruta fresca.

O programa vai na 4ª edição e envolveu, já, um total 136.205 alunos de jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo de todo o país. Os ‘Hinos da Fruta’ são canções apresentadas em formato de videoclip nos quais as crianças promovem, através da música,a importância de uma alimentação saudável e da prevenção da obesidade infantil, doença que em Portugal afeta uma em cada três crianças.

No âmbito desta 4ª edição, já foram divulgados os 378 ‘Hinos da Fruta’, desenvolvidos por alunos dos 2 aos 12 anos de escolas do 1º ciclo e jardins de infância, de todo o país: cinco deles são da Madeira.  Os vídeos estão disponíveis para votação do público que, até  10 de março, irá apurar as 60 escolas finalistas. Para votar, basta visitar o site Heróis da Fruta.

Posteriormente, caberá a um júri, composto por nomes de referência no panorama musical português (João Gil, Ana Bacalhau, Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e também o cantor infantil Avô Cantigas), escolher três vencedores entre os 60 finalistas e ainda um vencedor entre os hinos não finalistas.