24 utentes da Associação Living Care infetados com coronavírus

24 utentes da Associação Living Care infetados com coronavírus

Por
0

É a própria instituição que acaba de revelar: há 24 utentes da Unidade de Cuidados Continuados Atalaia infetados com coronavírus.

«Atendendo ao plano de prevenção estabelecido na fase pandémica Covid19, além das medidas preventivas implementadas, procedeu-se à realização de testes antigénio Covid-19 rápidos de forma programada aos colaboradores e aleatória aos utentes. No dia 14 de Janeiro de 2021, perante um resultado positivo a um utente, a equipa clínica decidiu testar todos os 226 utentes da Unidade de Cuidados Continuados Atalaia.

Assim, no âmbito do referido plano, a Associação Living Care informa que foram detetados 24 casos positivos de Covid19 entre os utentes da Unidade de Cuidados Continuados Atalaia. Esta informação carece ainda de confirmação por testes PCR, tendo os mesmos já sido agendados. Até ao momento, os utentes permanecem assintomáticos e foram colocados em isolamento.

De imediato foram ativadas todas as medidas de contenção e mitigação previstas na fase avançada do Plano de Contingência Living Care, com vista a assegurar a máxima proteção e salvaguarda dos utentes não infetados, com a criação de áreas de isolamento e contingência dentro da Unidade. Procedeu-se ainda a uma elevação de EPI’s para fase avançada.

A situação foi partilhada, acompanhada e esta a ser monitorizada pelas Autoridades Regionais de Saúde devendo os utentes na ausência de sintomas permanecerem na Unidade. Em caso de sintomatologia, e consoante a determinação do Serviço de Saúde da RAM, EPE, a Autoridade de Saúde RAM e a Coordenação Regional Anti-Covid, os utentes deverão ser transportados para a unidade hospitalar.

Ativada a presente fase avançada de contingência, o plano de testagem prevê a realização de testes antigénio de 3 em 3 dias a todos os utentes, bem como aos colaboradores, com vista a assegurar uma elevada contenção da infecção, através do diagnóstico precoce.

Os familiares dos doentes infetados foram devidamente informados pela equipa clínica e transmitiram-nos confiança, a qual desde já agradecemos. Apelamos aos restantes familiares que mantenham a calma, certos de que estamos a fazer todos os esforços para mitigação da situação de contágio na Unidade de Cuidados Continuados Atalaia.

Contamos ainda com o apoio e a intervenção de uma equipa do Grupo de Coordenação do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCPPCIRA) do SESARAM EPE», informou há pouco a instituição.

Artigos semelhantes