20 minutos de exercício para melhorar a memória
Fazer apenas 20 minutos de exercício físico moderado é suficiente para melhorar a memória a longo-prazo, avança um estudo desenvolvido por investigadores norte-americanos, segundo o qual quem quiser beneficiar o cérebro tem apenas de dedicar um curto período de tempo à prática de atividade física.
No âmbito da investigação, cujos resultados foram publicados na revista científica Acta Psychologica, os cientistas do Georgia Tech Institute, nos EUA, convidaram, os voluntários a olhar para uma série de 90 fotografias num ecrã de computador, conotadas com emoções positivas, negativas e neutras, sem lhes pedir que recordassem o que tinham visto.
Depois, os participantes foram divididos em dois grupos: metade dos indivíduos fez exercícios de flexão das pernas numa máquina durante 50 vezes, ao passo que a outra metade deixou que a máquina fizesse o exercício sem efetuar qualquer esforço. 48 horas, foram novamente convidados a olhar para uma série de 180 fotografias – 90 originais misturadas com 90 novas imagens. Enquanto o grupo de controlo se recordava de cerca de 50% das imagens da primeira sessão, os voluntários que fizeram exercício lembravam-se de aproximadamente 60% das fotografias.