Com o início do ano letivo 2020/21 a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou a nível nacional e consequentemente ao nível regional ações proativas dedicadas à segurança de toda a comunidade escolar.
«Neste início do ano letivo, entre 14 e 24 de setembro, a PSP da Madeira teve especial atenção à segurança dos estabelecimentos de ensino público abrangendo 155 escolas e cerca de 46.000 alunos na Região, bem como todo o corpo docente e restantes funcionários.
No que diz respeito à fiscalização rodoviária nas imediações dos estabelecimentos de ensino, a PSP efetuou 33 fiscalizações que resultaram na elaboração de mais de uma centena de autos de Contraordenação ao CE. Neste âmbito, 10 pessoas foram apanhadas a utilizar o telemóvel enquanto conduziam; 11 indivíduos não utilizavam cinto de segurança e dois não utilizavam o sistema de retenção de criança. Além disso, foram ainda elaborados dois autos por não cedência de passagem a peões na “passadeira” além de outras infrações.
Durante a operação foram também efetuadas 11 ações de sensibilização abrangendo 179 alunos do Pré-escolar; 1º. 2º. E 3º. Ciclos, subordinados a vários temas.
No que concerne à visibilidade policial e segurança nas imediações das escolas e respetivos percursos de acesso aos estabelecimentos de ensino e fiscalização de estabelecimentos, foram utilizados cerca de duas centenas de agentes, durante o período assinalado, de várias valências policiais», assinalou a PSP, em comunicado.